Dicas de Gestão

Elimine as barreiras que impedem uma rápida e eficiente tomada de decisão

Elimine as barreiras que impedem uma rápida e eficiente tomada de decisão

O mundo empresarial acontece a um ritmo alucinante e é necessário que os gestores tomem decisões rápidas, eficazes e em tempo útil. Só através de uma tomada de decisão assertiva é que as empresas conseguem manter-se a par da concorrência e responder às exigências, cada vez maiores, dos consumidores. Contudo, numa grande parte das empresas existem barreiras que impedem que a tomada de decisão seja rápida e eficiente. Neste artigo apresentamos-lhe algumas dicas para que possa eliminar estas barreiras e tomar decisões conscientes e eficazes!

Flexibilidade

Muitos gestores tomam decisões com base em pequenas partes da informação disponível e não têm em conta os pontos de vista dos colaboradores que lidam diariamente com as situações. É fundamental que existe uma análise dos prós e dos contras e um levantamento da opinião daqueles que estão envolvidos no processo. As melhores decisões são aquelas que têm em consideração os diferentes pontos de vista. Os gestores devem ser flexíveis e analisar todas as possibilidades.

Falta de um plano B

Por muito bom que o planeamento seja, é preciso ter em conta que as coisas podem correr mal. O mundo dos negócios é muito suscetível a mudanças e imprevistos e por isso é necessário ter sempre um plano alternativo. Ter um plano B torna as situações de emergência mais fáceis de lidar. Muitos gestores não pensam em alternativas quando tomam uma decisão e acabam por prejudicar o negócio caso a decisão tomada não tem os efeitos desejados.

Falta de alertas e de informação em tempo real

O dia-a-dia de um gestor é bastante atarefado e é humanamente impossível conseguir acompanhar todas as situações que acontecem no negócio. É muito importante ter um sistema de monitorização do negócio em tempo real que permita definir alertas de negócio para que seja avisado sempre que alguma situação importante requer intervenção imediata. O Multipeers é um sistema BAM que permite que defina alertas de negócio que o avisam sempre que uma situação requer a sua atenção. Deste modo, vai estar sempre a par dos eventos do seu negócio e vai poder decidir em tempo útil. Muitas das decisões são tomadas com base em relatórios com alguns dias de atraso, o que faz com que a empresa tenha uma ação reativa e não proativa. Com o Multipeers vai conseguir estar sempre à frente da concorrência.

Falta de mobilidade

A mobilidade é uma tendência em crescimento e em muitos setores é já uma realidade diária. Os colaboradores e os gestores devem ter acesso às informações mais importantes sobre o negócio pois só assim conseguirão tomar decisões eficazes e no momento certo. A cloud computing veio facilitar a mobilidade laboral, ao permitir que documentos importantes do negócio sejam consultados em qualquer lugar e para que exista uma tomada de decisão efetiva.

Conheça as vantagens do sistema BAM e saiba como estas ferramentas podem ajudar o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *